
Frei Gilson faz história na Festa de Barretos com pegada de religioso popstar em noite de oração para 60 mil pessoas
Quando a Festa do Peão de Barretos anunciou Frei Gilson na programação desta segunda-feira (25), a estimativa era de que 40 mil pessoas acompanhassem a apresentação. Mas às 20h30, horário marcado para começar o show, ainda tinha gente tentando entrar no Parque do Peão. A organização anunciou que já eram 60 mil aquela altura.
Foi preciso transmitir o show de Frei Gilson nos telões do palco Amanhecer, fora da arena de rodeios, e abrir camarotes corporativos e de grandes patrocinadores – sem funcionamento nesta segunda -- para dar espaço ao público que não parava de chegar.
Antes da estreia na Festa do Peão, o frei disse que estava muito feliz com a noite promovida pelo evento para a fé.
"É uma alegria imensa estar aqui, saber que essa festa dedicou um dia à igreja. Então, com muita alegria, eu vim aqui trazer a mensagem de Jesus. Toda festa quer alegrar as pessoas. Festa é alegria e não tem maior alegria do que a mensagem do nosso senhor, tanto é que o Evangelho significa 'boa nova'. Então é isso que o frei veio fazer, através do Evangelho, através da canção, trazer uma boa nova a essa festa que há tantos anos perdura em Barretos e no nosso Brasil."
Popstar religioso
O padre Emerson Silva foi o anfitrião da noite. Ele ficou encarregado de criar a atmosfera perfeita para a entrada de Frei Gilson.
Quando o religioso surgiu no palco, foi aclamado. A música “Colo de Mãe” abriu a apresentação com um gesto de grande devoção à Nossa Senhora.
“Quem quer sentir a presença de Deus essa noite? O frei aqui é apenas um instrumento, mas é Deus que vai se manifestar em ti. Eu já convido, Senhor, a tua presença nesse lugar. Vem Espírito Santo tomar conta de cada coração. Vem nos encher. Quero convidar você a abrir seu coração como nunca nessa noite”, disse ao saudar o público.
Aos 38 anos, Gilson da Silva Pupo é sacerdote do Instituto dos Freis Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, em São Paulo (SP), há 11 anos. Carismático, sereno e de fala mansa é um dos maiores nomes da Igreja Católica no Brasil hoje, responsável por atrair principalmente as novas gerações.
Famílias inteiras vindas de todos os cantos do país marcaram presença na noite especial.
Em 2024, o religioso gravou o projeto audiovisual "360º Ao Vivo". As letras que mexem com as emoções dos fieis são repletas de mensagens que falam da relação com a fé em Jesus. As levadas envolventes carregadas nas guitarras viralizaram nas plataformas digitais. No Spotify, ele soma 1,9 milhão de ouvintes mensais.
Foi justamente o repertório desse trabalho que fez as milhares de pessoas cantarem em uma só voz no Parque do Peão. O frei faz questão de frisar os refrãos, repetidamente, criando uma catarse coletiva. As mãos para o alto em um gesto de oração o tempo todo formaram uma moldura para o palco onde estava o religioso.